XV CONGRESSO PIAUIENSE CIENTÍFICO DA FIEPS
Dias: 28 e 29 de abril de 2023
Local: SESC-ILHOTAS
NORMAS PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
Prezado Participante
O momento de apresentação do seu trabalho se aproxima. Algumas informações são muito importantes. Leia atentamente as informações.
A Sessão Científica será realizada nos dias 28 de abril de 2023 pela manhã e 29 de abril de 2023 à noite. A novidade este ano é que o evento ocorrerá de forma híbrida. O horário e o local das apresentações presenciais e virtuais serão divulgados no site.
CERTIFICADOS: serão disponibilizados para download no site a partir do dia 15/05/2023.
As apresentações virtuais serão realizadas pela plataforma Zoom, portanto, será necessário fazer o download da plataforma no seu notebook.
Orientações e senha de acesso à sala virtual serão enviadas no e-mail informado pelo responsável no ato de inscrição. Acompanhe pelo e-mail, observando a caixa de entrada, spam e lixeira.
INSCRIÇÕES PARA SUBMISSÕES DE TRABALHOS
NORMAS PARA ENVIO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
OS TRABALHOS CIENTÍFICOS APRESENTADOS NO XV CONGRESSO FIEPS-PI 2023, SERÃO PUBLICADOS NA REVISTA CIENTÍFICA INTERNACIONAL DA FIEP-BRASIL 2024 “FIEP BULLETIN ON-LINE” DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD NO ENDEREÇO fiepbulletin.net
INFORMAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PÔSTERES/RESUMO:
1 – As produções científicas serão publicadas no “FIEP BULLETIN
ON-LINE (Four Language Edition: English, Français, Espanhol e
Português ) ” , disponível para download no endereço fiepbulletin.net
2 – DA AVALIAÇÃO
A organização irá avaliar todos os trabalhos recebidos e reserva-se
o direito de rejeitar aqueles considerados inadequados.
3 – DA INSCRIÇÃO
Para envio de trabalhos científicos o interessado deverá enviar para o e-mail congressofieps.pi2023@gmail.com
3.1 – Ler atentamente as normas de submissão;
3.2 – Efetuar o pagamento;
3.3 – Baixar o template em Word para o envio do trabalho;
3.4 – Preencher a inscrição conforme a sua opção:
PÔSTERES/ RESUMO, anexando o comprovante de paga-
mento e enviar;
3.5 – Baixar o template (PPT) para apresentação do seu
trabalho;
3.6 – Acompanhar o resultado e sendo aprovado seu trabalho
baixar a carta de aceite.
No ato da inscrição o participante deverá fazer a opção da apresentação: PRESENCIAL OU VIRTUAL.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O TEMPLATE
4 – LOCAL DAS APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS
CIENTÍFICOS
Local: SESC ILHOTAS
ENDEREÇO: Rua Heitor Castelo Branco, 2700, Ilhotas.
CIDADE: Teresina-PI.
5 – PERÍODOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO
Data máxima para envio de trabalhos: até o dia 24 de abril de 2023.
No dia 25 de abril de 2023, serão divulgados no site fiep-pi.com.br
todos os trabalhos aprovados. No dia 26 de abril estará disponível
no site supracitado a relação das salas, dias e horários das
apresentações.
6 – INVESTIMENTO
Taxa de Submissão: Temas Pôster/resumo possuem uma taxa de
submissão por trabalho aprovado no valor de R$150,00 COM O MÁXIMO DE 5 AUTORES INCLUSIVE ORIENTADOR(A).
O processo de SUBMISSÃO é composto por duas etapas, que devem ser obrigatoriamente seguidas. Estas etapas são as seguintes:
6.1 – FORMA DE PAGAMENTO DA TAXA DE SUBMISSÃO:
RESUMOS/POSTERES: A Taxa de inscrição SERÁ POR
TRABALHO ENVIADO, NO MÁXIMO DE 5 AUTORES
INCLUSIVE O ORIENTADOR(A) no valor de R$ 150,00.
6.2 – PAGAMENTO DA TAXA DE SUBMISSÃO:
Ordem de Pagamento em nome de: José Carlos de Sousa
Banco do Brasil
Agência: 3178-X
Conta: 211.858-0
Operação: 96
OU
QR CODE para pagamento
PIX para pagamento – 86994525113 (Leonor Maria e S. P. D. de
Araújo)
6.3 – Após o pagamento da taxa, o participante deverá enviar
para o e-mail congressofieps.pi@gmail.com
1.Ficha de inscrição preenchida
2.Comprovante de pagamento
3.Resumo para avaliação
7 – TIPOS DE TRABALHOS A SUBMISSÃO:
7.1 – ESTRUTURA POSTERES / RESUMO:
A – APRESENTAÇÃO PRESENCIAL DOS PÔSTERES:
Apresentação de 2 horas de fixação de Pôster. Dimensões
máximas do pôster/painel: 1 x 1,30m (largura x altura).
ESTRUTURA DO PÔSTER: Resumo de até 300 palavras
em português. O abstract com até 100 palavras em inglês.
Nas 300 palavras em português deverão conter: Título,
Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e
Conclusão, seguidos de 3 palavras-chaves (separados por
vírgula). Não serão permitidos gráficos, figuras e tabelas
nos resumos.
B – A APRESENTAÇÃO ONLINE: Será em POWER POINT
(PPT) com duração de 10 minutos para apresentação do
trabalho. Questionamentos e considerações deverão ser
encaminhados para o e-mail do autor. O RESUMO, deve ser
enviado no formato WORD, Fonte ARIAL, tamanho 12, com
espaço simples e configuração de página Superior de 2cm,
Inferior de 2cm, e Margem esquerda de 2cm e Direita com
1cm. O título do resumo deverá estar em negrito, com letras
maiúscula e alinhado à esquerda. Na linha seguinte incluir
nome completo dos autores e orientador em maiúsculo,
alinhados à direita. Na linha abaixo, inserir o nome da
instituição, cidade, estado e país e o e-mail do autor
principal.
Para o envio do Resumo os autores deverão usar o template
personalizado disponível no site fiep-pi.com.br, para baixar,
salvar em WORD e enviar para o e-mail: congressofieps.pi@gmail.com
7.2 – ÁREAS TEMÁTICAS: O participante poderá inscrever-se
PÔSTER/RESUMO, definindo a área temática de cada trabalho
enviado.
Temática 1
Formação Profissional, Mercado de Trabalho e Capacitação em Esportes.
Temática 2
Fisiologia: artigos estritamente de Medicina, Fisiologia do Esporte, Biomecânica, Treinamento e Atuação em Saúde.
Temática 3
Área Epistemológica e Ética: artigos de matriz sociocultural, referentes a História, Filosofia, Cultura e Imaginário.
Temática 4
Educação Física: artigos vinculados ao ensino das atividades físicas e esportivas em contextos institucionais, situados em perspectivas filosóficas ou didática.
Temática 5
Grupos Especiais: artigos de destaque em questões teóricas ou práticas com segmentos específicos, Fitness, Personal Trainer, Terceira Idade e Pessoas com Deficiências.
Temática 6
Lazer, Recreação e Educação Física: artigos com reflexões específicas.
Temática 7
Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e demais áreas da saúde.
Temática 8
Outros Temas.
08 – CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DOS ARTIGOS MODALIDADE
POSTERES/RESUMO.
Serão considerados conteúdos, simplificação, objetividade,
atendimento à temática, observação das normas técnicas específicas e fundamento teórico/bibliográfico. Os trabalhos serão avaliados por pareceristas ad hoc, de cuja decisão não caberá recurso.
a) O(a)s participantes oficialmente inscritos(as) no evento,
concordam em cumprir todas as normas aqui expressas e
determinações dos organizadores. Os trabalhos apresentados
são de inteira responsabilidade do(a) autor(a), coautores(a)s e
orientador(a).
b) As regras de apresentação de trabalhos estabelecidas deverão ser respeitadas. A FIEPS – PI, não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos trabalhos que serão exclusivamente do(a)s autor(a)s, orientador(a) e instituições, bem como pelo recebimento ou não de trabalhados enviados.
c) O(a) autor(a) e demais autores(a)s garantem que o trabalho
não infringe qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade de terceiros e que o trabalho que será apresentado por um
dos autores, durante o Congresso da FIEPS, na data previamente informada. Qualquer um do(a)s autor(a)s poderá
apresentar o trabalho e transferir os direitos autorais do trabalho
para publicação na Revista da FIEPS e no boletim virtual da
FIEPS.
d) Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Cientifica
do Congresso (CCC), ouvida a Comissão Organizadora e o
Coordenador do Congresso, quando necessário, reservados os
direitos de aprovar ou não independente de justificativa apresentada pela parte interessada bem como de não publicar os trabalhos, que não cumpram as normas estabelecidas. A CCC terá autonomia e poder decisório para resolvê-las. Também não serão aceitas quaisquer mudanças nos trabalhos já enviados.
09 – MODELO E FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ENVIADOS
PARA AVALIAÇÃO
O arquivo do trabalho deve ser enviado para o e-mail especificado no item 7.1, no programa “Microsoft Word”, letra tipo Arial, tamanho 12, espaço simples. Com a seguinte formatação: Título em negrito, com letras maiúsculas e justificadas à esquerda, deixar espaço de uma linha, na linha seguinte, nome completo do(s) autor(es) e orientador(es) em maiúsculo, alinhado à direita. Na linha de baixo, o nome da instituição, cidade, estado, país e, na outra linha o e-mail. O orientador, quando for o caso, deverá estar nominado como último autor. Após as palavras-chave, deverão constar as referências (de acordo com as normas da ABNT – NBR 6023/2018). Também deverá constar o endereço completo, telefone e e-mail do autor principal para possível publicação na Revista.
OBSERVAÇÕES:
- 1 – Os trabalhos submetidos ao evento poderão, a critério,
serem entregues ao Coordenador da Sessão Científica do evento, Prof. Dr. José Carlos Sousa (Garotinho), telefone
número 86 99433 8986, juntamente com uma cópia do trabalho
em pen drive e com a cópia do pagamento da taxa de submissão realizada. - 2 – Será reembolsado o valor da taxa de submissão caso o
trabalho não seja aceito pela Comissão Científica do Congresso. - 3 – A organização não se responsabilizará por eventuais
problemas, de qualquer natureza, inclusive presença de vírus,
que impeçam a abertura dos arquivos.
IMPORTANTE: Não serão aceitos trabalhos enviados sem o
comprovante de pagamento.
CLIQUE AQUI PARA REALIZAR INSCRIÇÃO
10 – EQUIPE EDITORIAL – FIEP BULLETIN
Editor Chefe:
Prof. Dr. José Fernandes Filho – EEFD – UFRJ/RJ/Brasil
Editores Científicos:
Profa. Dra. Lilian Messias Sampaio de Brito/Brasil
Prof. Dr. Mauro Moraes Macedo/Brasil
11– COMISSÃO CIENTÍFICA
Presidente:
Prof. Dr. José Carlos de Sousa (Prof. Garotinho) – UESPI
Coordenador:
Prof, Dr. Fábio Soares da Costa – UFPI
Membros Modalidade on-line:
Profa. Me. Poliana Piovezana dos Santos – FIEPS – NACIONAL
Prof. Dr. Estélio Silva Barbosa- FAESPI/PI
Membros da Comissão Científica:
Profa. Dra. Francilene Batista Madeira – UESPI
Profa. Dra. Patrícia Uchôa Leitão Cabral – UESPI
Prof. Dra Nélida Amorim da Silva –UESPI
Prof. Dr. Fábio Soares da Costa – UFPI
Prof. Dr. Francisco Evaldo Orsano – UESPI
Prof. Dr. Fabrício Eduardo Rossi – UFPI
Prof. Dr. João Paulo Jacob Sabino – UFPI
Profa. Dra. Regina Celia Vilanova Campelo – UEMA
Prof. Dr. José Fernandes Filho – UFRJ
Profa. Dra. Paula Roquetti Fernandes – CEAF-RJ
Profa. Dra. Sônia Maria Bordin– UNIAMÉRICA
12 – COMISSÃO ORGANIZADORA – Delegados Regional – Piauí
Coordenação:
Profa. Esp. Leonor Maria e Silva Palha Dias de Araújo
Membros:
Profa. Dra. Yúla Pires da Silveira Fontenele de Meneses – UESPI
Prof. Dr. José Carlos de Sousa – (Prof. Garotinho) – UESPI
Prof. Me. David Marcos Emérito de Araújo – UFPI
Prof. Esp. Galba Coêlho Carmo – UESPI
Prof. Dr. Rogério Castelo Branco da Silveira
13 – EQUIPE DE APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS
CIENTÍFICOS
Coordenação:
Prof. Dr. Francisco Evaldo Orsano – UESPI
Membros:
Profa. Dra. Vânia Maria Macêdo Orsano– UFPI
Prof. Dr. Estélio Silva Barbosa – FATEPI/FAEPI
Prof. Me. Aureliano Machado de Oliveira – UESPI
Profa. Ma. Renata Batista dos Santos Pinheiro – UESPI
Profa. Dra. Mara Jordana Magalhães Costa – UFPI
Prof. Me. André Luís Rodrigues Santos – AESPI
Profa. Ma. Edênia Raquel Barros Bezerra de Moura – UESPI
Prof. Me. Kácio dos Santos Silva – UESPI
Profa. Ma. Rosa Maria Alves da Costa – FIEPS-PA
Prof. Me. Jefferson Fernando C. Rodrigues Júnior – UESPI
Profa. Ma. Cândida Josélia de Sousa – UESPI
Prof. Me. Adelson Almeida da Costa – SEDUC/PI
14– COLABORADORES
Prof. Esp. Anderson Oliveira Santos – UESPI
Profa. Ma. Eliene Andrade Soares – IESM
Prof. Me. André Luís Rodrigues Santos – AESPI
Prof. Me. Ivaldo Carmo Coêlho – UESPI
Prof. Me. Moisés Mendes da Silva – UESPI
Prof. Me. Ireno Gomes da Silva Júnior – UESPI
Prof. Esp. Marconi Pereira Lima – UESPI