FIEP-PI 2015

Normas para apresentação de Artigos, Pôsters e Temas livres

INFORMAÇÕES PARA: ARTIGO, PÔSTER E TEMAS LIVRES ORAIS

OS AUTORES DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS, DEVERÃO ASSISTIR À PALESTRA: CONCEPÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA ATUALIDADE, COM A PROFª DRª SURAYA CRISTINA DARIDO

LOCAL: AUDITÓRIO SETOR DE ESPORTES UFPI

HORÁRIO: 18H

INFORMAÇÕES PARA: ARTIGO, PÔSTER E TEMAS LIVRES ORAIS

  1. Os trabalhos serão publicados no ACTAS-FIEP – Delegacia Regional do Piauí, de nível internacional, editora e diretora Profª Leonor Maria e Silva Palha Dias de Araújo, desde que cumprida as normas do Congresso.

ACTAS com ISBN: 85.8525-387-8, dando total credibilidade aos trabalhos nele publicado. Trabalhos classificados como artigos, temas livres orais e pôsteres/painéis.

  1. A organização irá avaliar todos os trabalhos recebidos e reserva-se o direito de rejeitar aqueles considerados inadequados.
  2. Os três melhores artigos classificados, poderão ser publicados também no “FIEP BULLETIN (four languages: Edition: English, Français, Español e Português)” publicada desde 1930 e enviada para 129 países,Revista com o ISSN 0256-6419, indexada ao “Sports Discus” e classificada pela CAPES-B4 (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
  3. Local das apresentações dos trabalhos científicos: Setor de Esportes da UFPI – Universidade Federal do Piauí, nos dias 28 e 29 de abril de 2016, em Teresina – Piauí.
  4. Data máxima para envio de trabalho: dia 18 de abril de 2016. Após o dia 26 de abril de 2016, será divulgada a classificação completa dos trabalhos aprovados, no site www.fiep-pi.com.br, ou ainda via telefone e/ou e-mail.

No dia 27 de abril estará disponível on-line a relação das salas, dias e horários das apresentações.

  1. Os trabalhos deverão ser enviados, se pelos correios, somente via SEDEX ou em mãos (pessoalmente) em CD Rom juntamente com 1 (uma) cópia impressa, ficha de inscrição (que poderá ser retirada do site, com os divulgadores ou no Setor de Esportes da UFPI) e com o pagamento via cheque nominal/cruzado (em nome de Leonor M. e S.P.D. de Araújo), que será reembolsado caso o trabalho não seja aceito. A organização não se responsabilizará por eventuais problemas de qualquer natureza, inclusive presença de vírus, que impeçam a abertura dos arquivos.

Importante: A inscrição somente será efetivada quando do recebimento do trabalho (Pessoalmente ou via Correios), juntamente com o cheque.

Observação:

1 – com o objetivo de agilizar a avaliação dos trabalhos, solicitamos que os mesmos sejam enviados para o e-mail: congressofieppi@gmail.com

  1. O arquivo do trabalho deve ser enviado no programa “Microsoft Word,” letras tipo arial 12, espaço simples. Com a seguinte formatação: título em negrito, com letras em maiúscula e justificada à esquerda, deixar espaço de uma linha. Na linha seguinte, nome completo do(s) autor(es) e orientador(es) em maiúsculo, alinhados à direita. Na linha abaixo o nome da Instituição, cidade, estado, país e na outra linha o “e-mail”. O orientador, quando for o caso, deverá estar nominado como último autor. Após o fim do trabalho, deverá constar a referência bibliográfica (de acordo com as normas da ABNT – 2002). Também deverá constar o endereço completo, telefone e e-mail do autor principal, para possível publicação na revista.
  1. TIPOS DE TRABALHOS:
  2. A) ARTIGOS: Apresentação oral de 20 minutos, podendo utilizar os seguintes recursos audiovisuais: data-show, vídeo e retroprojetor.

ESTRUTURA DO ARTIGO:

I – Artigo completo deverá ter de 5 a 7 laudas (incluindo tabelas, bibliografia e resumos) em  Português; os gráficos, figuras, tabelas, quadros, fotos devem ser incluídos diretamente no texto e com qualidade de 300 dpi (formato JPEG).

II – Deverão ser enviados 2 resumos de até 300 palavras cada, com título e 3 palavras-chaves nos seguintes idiomas: Português e Inglês (seguindo esta ordem);

III – Além da formatação, conforme consta no ítem 7 deverá também ter a seguinte configuração de página: Superior: 2 cm, Inferior: 2 cm, Margem Direita: 1 cm e Margem Esquerda: 2 cm.;

IV – O trabalho terá que ser enviado cumprindo todos os itens e em arquivo único, seguindo a seguinte ordem: artigo completo com: (Título/Autores/Resumo/Palavras Chaves, Texto e Bibliografia) em português e  título/autores e resumo em inglês.

  1. B) PÔSTER: Apresentação de 4 horas de fixação de Pôster. Dimensões máximas do pôster/painel: 1 x 1,30m (largura x altura).ESTRUTURA DO PÔSTER: Que será publicado no ACTAS: Resumo de até 300 palavras em português e em inglês. Nas 300 palavras em português e inglês deverão conter: introdução, objetivos, metodologias, resultados e conclusão, não será permitido gráficos, figuras e tabelas nos resumos.
  2. C) TEMAS LIVRES ORAIS: São considerados trabalhos de temas livres orais: estudos de casos, experiências laboratoriais, relatos de estágios, trabalhos de pesquisas, pós-graduação, mestrado ou doutorado. Apresentação oral de 10 minutos podendo utilizar os seguintes recursos audiovisuais: data-show, vídeo e retroprojetor.

ESTRUTURA DOS TEMAS LIVRES ORAIS: resumo de até 300 palavras em português e mais 100 palavras como abstract em inglês. Nas 300 palavras em português deverão conter: introdução, objetivos, metodologias, resultados e conclusão, não será permitido gráficos, figuras e tabelas nos resumos.

  1. Cada participante poderá inscrever-se no máximo em: ARTIGOS = 05 trabalhos, e PÔSTER / TEMAS LIVRES ORAIS = LIVRE, definindo a área temática de cada trabalho enviado.
  2. ÁREAS TEMÁTICAS:

Temática 1 – Formação profissional, mercado de trabalho e capacitação em esportes;

Temática 2 – Fisiologia: artigos estritamente de medicina, fisiologia do esporte, biomecânica, treinamento e atuação em saúde;

Temática 3 – Área epistemológica e ética: artigos de matriz sócio-cultural, referentes à história, filosofia, cultura e imaginário;

Temática 4 – Educação Física: artigos vinculados ao ensino das atividades físicas e esportivas em contextos institucionais, situados em perspectiva filosófica ou diretamente didática;

Temática 5 – Grupos especiais: artigos de destaque em questões teóricas ou práticas com segmentos específicos, fitness, personal, terceira idade e necessidades especiais;

Temática 6 – Lazer, recreação e educação física: artigos com reflexões específicas.

Temática 7 – Fisioterapia, nutrição, enfermagem em geral e áreas da saúde.

Temática 8 – Outros temas.

  1. Número máximo de autores, incluindo o orientador, por trabalho.
  2. a) ARTIGOS: Até 5 (cinco) autores, incluindo o orientador. Todos os autores INSCRITOS terão direito a receber o certificado do Congresso Científico que será entregue logo após a apresentação do artigo e 1 (um) exemplar do ACTAS onde o trabalho está publicado.
  3. b) POSTER e TEMAS LIVRES ORAIS: Até 5 (cinco) autores, incluindo o orientador. Todos os autores e orientador (es) INSCRITOS terão direito a receber o certificado do Congresso Científico, que será entregue logo após a apresentação do trabalho. Cada trabalho inscrito terá direito de receber 1 (um) exemplar do ACTAS onde o trabalho está publicado.
  4. Critérios para análise dos artigos serão considerados: conteúdos, simplificação, objetividade, atendimento a temática, observação das normas técnicas específicas e respaldo bibliográfico. Os trabalhos serão avaliados por pareceristas ad hoc, de cuja decisão não caberá recurso.
  5. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Científica do Congresso – CCC.; ouvida a comissão organizadora e o coordenador do congresso quando necessário, reservados os direitos de aprovar ou não, independente de justificativa apresentada pela parte interessada bem como de não publicar os trabalhos, que não cumpram as normas estabelecidas. A CCC terá autonomia e poder decisório para resolvê-las. Também não serão aceitas quaisquer mudanças nos trabalhos já enviados.
  6. Os (as) participantes oficialmente inscritos (as) no evento concordam em cumprir todas as normas aqui expressas e determinações dos organizadores. Os trabalhos apresentados são de inteira responsabilidade do autor, co-autores e orientador.
  7. As regras de apresentação de trabalhos estabelecidas deverão ser respeitadas. A FIEP não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos trabalhos, que serão exclusivamente do(s) autor(es), orientador e instituições; bem como pelo recebimento ou não de trabalhos.
  8. O autor e demais autores garantem que o artigo, não infringe qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade de terceiros e que o trabalho será apresentado por um dos autores, durante o Congresso da FIEP, na data previamente informada. Qualquer um dos autores poderá apresentar o trabalho e também transfere os direitos autorais do artigo para publicação na Revista da FIEP (FIEP BULLETIN) e no Boletim Virtual da FIEP.
  1. INVESTIMENTO: Taxa de Inscrição:
  2. A) Temas Livres Orais e Pôster: taxa de R$ 70,00 por trabalho aprovado;
  3. B) Artigos: Taxa de R$ 60,00 para cada um dos autores/orientadores de cada trabalho aprovado.
  4. C) Orientador somente com um trabalho científico pagará R$ 60,00 e a partir do segundo R$ 40,00 por trabalho.

O pagamento deverá ser enviado juntamente com o trabalho via SEDEX em forma de cheque nominal/cruzado (em nome de Leonor. M. e S.P.D. de Araújo) que será reembolsado caso o trabalho não seja aceito. Os cheques dos trabalhos aprovados só serão descontados após a divulgação da aprovação dos mesmos, que será após dia 26/04/2016.

  1. COMISSÃO CIENTIFICA DO CONGRESSO:

PRESIDENTE: Prof. Dr. Moisés Tolentino Bento da Silva

Coordenação: Prof. Dr. Francisco Leonardo Torres Leal e Profa. Dra. Ana Maria da Silva Rodrigues

Prof. Dr. Acácio Salvador Veras e Silva

Prof. Dr. Ahécio Kléber Araújo Brito

Prof. Dr. Marcos Antônio Pereira dos Santos

Profa. Dra. Maria do Carmo Martins e Carvalho

Profa. Dra. Patrícia Uchôa Leitão Cabral

19.COMISSÃO ORGANIZADORA DO CONGRESSO:

Coordenação: Prof. Ms. David Marcos Emérito de Araújo

Prof. Esp. Galba Coelho Carmo

Profa. Dra. Yúla Pires da Silveira Fontenele de Meneses

20.EQUIPE RESPONSÁVEL PELAS APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS:

Prof. Ms. Antônio Carlos Leal Cortez

Profa. Esp.Érika Galvão Figuerêdo

Prof. Ms. José Carlos de Sousa

Prof. Ms. Vânia Maria Macêdo Orsano

Profa. Dra. Yúla Pires da Silveira Fontenele de Meneses

Coordenação: Prof. Dr. Francisco Evaldo Orsano

21.COLABORAÇÃO:

Profa. Ms. Regina Célia Campelo Vilanova

Profa. Ms. Virna Lages Soares Teive

Profa. Esp. Cláudia Santana Rodrigues de Oliveira

  1. Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Cientifica do X Congresso, ouvida a comissão organizadora quando necessário, reservados os direitos de aprovar ou não, independente de justificativa apresentada pela parte interessada bem como de não publicar os trabalhos, que não cumpriram as normas estabelecidas.
  2. Os participantes oficialmente inscritos no XI Congresso, concordam em cumprir as normas e determinações dos organizadores.
  3. ENVIO DE TRABALHOS:

Os trabalhos poderão ser entregues no Departamento de Educação Física ou enviados de acordo com o ítem 6 deste folder e OBRIGATORIAMENTE para o e-mail: congressofiep.pi@gmail.com e para o endereço:

Trabalhos Científicos – 11º Encontro Interdisciplinar FIEP- Delegacia do Piauí

Rua Claudionor Augusto Dias, 634

Bairro: São João

Cep: 64.045-270

Teresina- Piauí

Fones: (86) 99452-5153

DATA LIMITE PARA ENVIO DE TRABALHOS: 18/04/2016